Câncer de Mama no Amapá


O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer ( INCA ) estima que em 2015 teremos 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil. Na região Norte é o segundo câncer mais incidente nas mulheres.


A incidência de câncer de mama vem aumentando em todo mundo, e apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se tratado e diagnosticado oportunamente, as taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.


No Amapá contamos com uma rede de mamógrafos privados mais do que suficiente para realizar mamografias nas mulheres que tem planos de saúde ou podem pagar o exame. O problema ocorre quando as mulheres precisam fazer o exame na rede pública, que além da dificuldade de acesso, pois tem o gargalo de ter que consultar com um médico antes de fazer o exame, mesmo estando dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, solicitação esta que poderia ser feita pela enfermagem como ocorre em alguns Estados, o que pessoalmente, acho muito bom e viável. Mesmo assim com a solicitação em mãos ainda existe a dificuldade de conseguir realizar a mamografia pois este é pouco disponível na rede pública.


Não basta somente fazer a mamografia também temos que dar andamento nos casos suspeitos e realizar a biópsia. Já nos casos de câncer de mama: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e reabilitação se fazem necessários. Mais uma vez, fora da rede pública, o tratamento que é feito com rapidez e segurança aqui no Amapá, exceto a radioterapia que ainda não dispomos no Estado, mesmo assim contamos com especialistas que vem de Belém para realizar as consultas e acompanhamento dos casos tratados aqui em Macapá, trazendo mais conforto para as pessoas que necessitam de radioterapia.


É necessário um trabalho em conjunto da sociedade com os gestores para que possamos melhorar o tratamento do câncer na rede pública no Amapá, da qual a maior parcela da população depende, pois o câncer é uma doença que necessita ser acompanhada por muitos anos e é melhor que a população do Amapá possa ser tratada e acompanhada no próprio Estado com segurança, dignidade e maior conforto.

#CâncerdeMama #MamografianoAmapá

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale Conosco

Entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo

e-mail contato@seccojung.com.br ou nos envie uma mensagem rápida por aqui.

Novo Endereço:
Av. Almirante Barroso, 1890,
bairro Santa Rita

.

96 . 3344-8000

  • icon-12.png
  • icon-11.png
  • icon-15.png

© 2023 Direitos Reservadoa a Clínica Secco & Jung   -    Produção de C&D Criação Design