Please reload

Posts Recentes

SAÚDE DA MULHER - POR QUE AMAMENTAR?

August 10, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Estilo de Vida e Câncer de Mama

17 Nov 2016

O câncer de mama é o câncer com maior mortalidade entre as mulheres no mundo inteiro, o que já é de conhecimento público.  

 

A incidência de câncer de mama varia muito de uma região e população para outra. As japonesas tem menos câncer de mama do que as americanas.  Porém quando uma mulher japonesa migra para os EUA depois de algum tempo ela e suas filhas acabam tendo a mesma incidência de câncer de mama  que as mulheres americanas.

 

O que acontece? E as mulheres indígenas que quase não têm câncer de mama?  Como explicar?  

 

Parte da resposta está no estilo de vida.   Os países quanto mais industrializados mais as mulheres têm câncer de mama.

 

Não podemos querer que as mulheres, a exemplo das indígenas, iniciem a ter seus filhos logo após a primeira menstruação, que tenham muitos filhos, que amamentem muitos anos, isso tudo contribui para diminuir muito a incidência do câncer de mama.  A mulher já deu um passo à frente na sua independência, conquistou direitos e não vai retroceder.

 

Então o que fazer para diminuir a incidência do câncer de mama já que a mamografia não tem este papel e sim de fazer o diagnóstico precoce ( descobrir o câncer mais cedo ), mas já é câncer.

 

Diminuir a incidência significa tratar o problema na origem diminuindo a chance de formação do câncer. 

 

A prática de exercício físico regularmente, alimentação com baixa quantidade de gorduras e bastante fibras,  uso de hormônios com cautela e manutenção do peso  principalmente após a menopausa são medidas que diminuem em até 30 % a chance da mulher desenvolver um câncer de mama.  O álcool é muito prejudicial para a mulher, devendo ser consumido em quantidades pequenas e esporadicamente pois seu uso regular , por exemplo, uma taça de vinho ou copo de cerveja ou uma dose de destilado diariamente aumenta em cerca de 10 % o risco para câncer de mama.

 

Somando-se a isso encontra-se os fatores psicológicos e a espiritualidade que certamente possuem um papel importante através da melhora da imunidade e desta maneira diminuindo a chance de ter câncer  e outras doenças.

 

A mensagem é tomar uma atitude: praticar exercícios regularmente, evitar o consumo regular de bebida alcoólica,  manter-se magra e alimentar-se com alimentos saudáveis com pouca gordura e agrotóxicos e ser feliz.

 

 

Please reload

Siga
Procurar por tags